Essa é para quem gosta de chocolate

A alfaborra é típica do mediterrâneo, e é um ótimo substituto saudável do cacau pois além de conter um  sabor bastante similar ao do chocolate, também contém muitos benefícios, tanto para quem quer emagrecer, como para quem quer ter uma alimentação mais saudável.

Uma das grandes vantagens da Alfaborra em relação ao cacau é o fato de não possuir em sua composição elementos estimulantes e que podem causar reações, como a cafeína e a teobromina, ou seja, pode ser ingerido por pessoas sensíveis à cafeína, mesmo de noite, sem diminuir a qualidade do sono.

Quando falamos em valores nutricionais, a alfaborra possuí 0,7% de gordura, enquanto o cacau concentra 23% . Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose.

Rica em antioxidantes, a vagem também é uma boa fonte de vitaminas A, B1 e B2, niacina, cálcio e magnésio. Além disso, não possui gorduras, glúten ou qualquer outra proteína.

Pode ser encontrado na forma de pó, o qual é utilizada como substituto do chocolate em receitas como bolos, pães, bombons, sobremesas, tortas, bebidas. Também a encontramos nas lojas em forma barrinhas e tablets de chocolate.

#Dica:  As barrinhas recheadas são mais calóricas do que o tablete de alfarroba, pois as frutas desidratadas de seu recheio contêm bastante açúcar. Para as pessoas intolerantes à lactose, é importante que se leia sua composição, no rótulo do produto. Nada impede os fabricantes de incluir leite nos preparos, portanto, atenção!

A melhor maneira de consumir:
Crua, pois conserva-se melhor seus nutrientes

Quantidade recomendada:
Para quem está fazendo dieta o ideal é não exceder exceder 30 gramas diárias.
Esse valor está indicado para pessoas em dieta de emagrecimento. Caso não haja restrições dietéticas, a porção diária está liberada.

Onde encontrar:

A alfaborra pode ser encontrada em casas de produtos naturais e supermercados.

Bolo de alfarroba sem glúten

Esta receita é fácil de fazer e não contém glúten, sendo uma boa opção para quem tem intolerância ao glúten ou doença celíaca.

Ingredientes:

350 g de açúcar;
5 ovos;
150 ml de óleo de soja;
200 g de iogurte natural;
30g de alfarroba em pó;
200 g de creme de arroz;
150 g de polvilho doce;
150 g de fécula de batata;
10 gotas de essência de baunilha;
10 g de fermento em pó.

Modo de preparo

Bater os ovos, óleo, açúcar, iogurte natural e a essência de baunilha no liquidificador. A seguir, adicionar os produtos secos, misturando bem até que fique uma massa uniforme. Por último acrescentar o fermento e mexer suavemente para misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada durante 25 minutos, à 210ºC.